Google+

Postagens Popular

Postado Por: brenda 26 de jul. de 2013

Conheça as obras que homenageiam os imigrantes, assinadas pela japonesa/brasileira Tomie Ohtake ....

Santos, 18 de junho de 1908 - O navio Kasato Maru aportou no cais número 14 do Porto de Santos às 9h30. O navio partiu do Porto de Kobe e depois de 52 dias de viagem, 781 pessoas (entre passageiros e tripulantes) desembarcaram na cidade, segundo depoimentos, “em busca da árvore que dá dinheiro”. As famílias vão passar alguns dias na Hospedaria dos Imigrantes antes de seguir viagem para as fazendas de café no interior do estado de São Paulo e de outros estados.

Esse movimento de chegada de japoneses no Brasil faz parte de um contrato de imigração entre os países, assinado pelo diretor da Cia de imigração Kôkoku do Japão e pelo Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, dr. Carlos Botelho.

São Paulo, 18 de junho de 2013 - Cento e cinco anos se passaram e, hoje, a população nipo-descendente já está na sexta geração. A história entre os dois países passou por desavenças (na época da Segunda Guerra Mundial), reconciliações, idas e vindas de brasileiros e japoneses.

Hoje, estima-se que a comunidade nipo-descendente no Brasil tenha pelo menos 1,5 milhão de pessoas. Se no começo eles eram maioria no setor agrícola, hoje, eles estão presentes em diversos nichos da sociedade. São empresários, comerciantes, políticos, artistas que fazem parte desse intercâmbio de culturas.
Obra da Avenida 23 de maio, em São Paulo
Obra em homenagem aos 80 anos da imigração japonesa, na Avenida 23 de maio, em São Paulo

A artista Tomie Ohtake é um dos expoentes da cultura japonesa no Brasil e tem obras de projeção internacional. Em novembro deste ano, ela completa cem anos de vida e sua trajetória é um retrato desse intercâmbio que já faz parte da história do Brasil como um todo.

Tomie nasceu em Kyoto, no dia 21 de novembro, e veio para o Brasil quando tinha 23 anos. Se casou e teve filhos por aqui, se naturalizou brasileira em 1968, mas seus laços com a cultura nipônica continuam evidentes em suas obras.

Uma de suas primeiras esculturas monumentais é justamente uma homenagem aos imigrantes : um monumento aos 80 anos da imigração japonesa. A obra tem 2 metros de altura e 40 metros de extensão e está exposta em São Paulo, no jardim central da Avenida 23 de Maio.
Obra em homenagem aos centenário da imigração japonesa, em Guarulhos

Obra em homenagem aos centenário da imigração japonesa, em Guarulhos

Outra obra ligada à imigração é aquela que está na entrada do Aeroporto Internacional de Guarulhos. A escultura de nove metros de diâmetro, foi feita em homenagem aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil.

Outra obra foi feita em homenagem ao centenário foi uma encomenda da prefeitura da Santos. Contente com o convite, Tomie doou a estrutura feita em aço, pintada de vermelho, com 15 metros de altura, 20 metros de extensão e dois metros de largura, que está exposta na orla da praia, perto da divisa com São Vicente.
Obra em homegem ao centenário da imigração japonesa, em Santos
Obra em homenagem ao centenário da imigração japonesa, em Santos

Deixe uma Resposta

- Copyright © 2013 Animê Planet ~* - Traduzido Por: Template Para Blogspot