Google+

Postagens Popular

Postado Por: brenda 26 de jul. de 2013

Para tornar o aprendizado de língua japonesa ainda mais dinâmico, o Made in Japan traz algumas sugestões de aplicativos gratuitos para smartphones e tablets. São dispositivos que auxiliam a escrita, leitura e conversação e descomplicam a vida de quem está aprendendo japonês.

Antes de baixar os apps, o primeiro passo é configurar o seu aparelho para disponibilizar o teclado de ideogramas. Em aparelhos da Apple, vá em Ajustes> Geral>Teclados> Teclados Internacionais e escolha as opções “Japonês Romaji” e “Chinês simplificado/ manuscrito”. Esses dois teclados ajudarão a complementar as funcionalidades de alguns dos aplicativos e ainda ajudam quem quer praticar a leitura e escrita em mensagens.

Free Japanese Phrases (Nemo Apps LLC)

Aplicativo para iniciantes praticarem a conversação, ele vem com frases e vocabulário básico, mas é útil apenas para quem também entende inglês. É bom para praticar a identificação das palavras e a entonação, pois vem com um recurso de gravador de voz, para que o usuário possa comparar a fala com a de um japonês.

É útil para viajantes também pois tem um sistema de buscas que identifica frases onde a palavra pode ser usada.

++ O Speak Japanese (Bravolol Limited) e o Learn Japanese (Codegent Ltd.) também têm banco de dados semelhantes, com vocabulário básico e algumas frases introdutórias.


Japan Goggles (LucSens)

São os óculos de leitura para aqueles momentos em que nada lhe vem à cabeça.

Ele lê o ideograma pela lente da câmera para encontrar imagens semelhantes. Por ser sensível a qualquer desenho que esteja acompanhando o kanji, ele não funciona bem em cadernos pautados ou páginas muito poluídas. Para esses momentos, o ideal seria reproduzir o kanji em uma folha em branco, mesmo que de maneira simplificada, e mirar a lente para escanear a imagem.

Oferece a opção de tirar foto ou de analisar uma foto preexistente na sua galeria. É um quebra-galho e faz as traduções apenas para o inglês. Caso ele não encontre o kanji certo de primeira, o app indica algumas sugestões por aproximação.




Kana Syllabary (SinoCom DIR Business Innovation)

Para aqueles que estão iniciando no nível básico, é importante aprender os alfabetos (hiragana e katakana). Dos apps testados, os que oferecem melhor usabilidade são o Kana Syllabary e o Kana Writing (Jiwoo Studio). Ambos oferecem sistemas para treinar a escrita na tela do seu gadget.

O layout do Kana Syllabary tem uma interface de fácil assimilação e manuseio o que facilita a identificação dos ideogramas pela tabela. A opção de jogos deve ser comprada à parte, mas a de escrita é gratuita. São três tabelas principais que dividem o Hiragana em Seion (tabela básica), Dakuon & Handakuon (com símbolos modificadores do som) e Youon (ditongo).

++Por outro lado, o Kana Writing dá um feedback sobre como está a qualidade da sua escrita, além de permitir a visualização do resultado da “obra”. O Japanese Hiragana (hk2006) também é para praticar a escrita e tem um design bem simplificado. O interessante dele é apenas o joguinho anexado, para praticar a leitura dos ideogramas (a versão Japanese Katakana deve ser baixada separadamente)



Imiwa (Pierre-Phi di Constanzo)

A melhor opção de aplicativos de dicionário japonês, traz diversas funcionalidades em um pacote só. Faz as traduções para diferentes línguas, é simples de usar e completo.

O sistema de buscas é dividido em categorias como nível de dificuldade e radicais e funciona tanto com letras romanas quanto com ideogramas japoneses. O reconhecimento da palavra oferece exemplos de como usar a palavra em frases e ainda faz associações com outras palavras semelhantes, ou provérbios.

A função “decomposição do kanji” que identifica as leituras japonesa e chinesa de cada ideograma, especifica os radicais e ensina a ordem dos traços de escrita. A maior parte dos dados registrados no dicionário é em inglês, mas também oferece traduções em francês, alemão, russo, espanhol, italiano e português.

++ Outros aplicativos de dicionário que são bem desenhados são o Japanese English Dictionary (Bravolol Limited), o JapanEasy Lite (Bleez World)



Kanji Q (Aribada Inc.)

Bom para quem está estudando o japonês, mas que já tenha conhecimentos básicos. O buscador só lê os ideogramas, por isso, só é útil quando já se tem o kanji copiado na área de transferência do seu celular (ou seja, que você consiga copiar de um texto e colar na barra de buscas do app) ou se você consegue reproduzi-lo usando teclado internacional.

Ao encontrar o kanji, o usuário pode observar a ordem de escrita dos traços, praticar na própria tela e checar os significados (em inglês, coreano e chinês)

++O Shinkanji (Benoit Cerrina) também oferece explicações detalhadas dos kanjis bem parecidas com o Kanji Q (com traduções em francês, alemão, russo, espanhol, italiano e português), mas a função de buscador está disponível apenas na versão paga. Na versão gratuita, é preciso encontrar as palavras dentro das categorias estipuladas pelo app (nível de dificuldade, animais, corpo, cores, etc.)



Deixe uma Resposta

- Copyright © 2013 Animê Planet ~* - Traduzido Por: Template Para Blogspot